sexta-feira, 1 de julho de 2011

Deu certo?

Nada na nossa vida tem a obrigação de dar certo, digo isso porque alguém sempre solta "Ai, tenho medo de dar errado...", e eu sempre acabo pensando: "Quem disse que tem que dar certo?" e isso vai de planos de viagem a relacionamentos. Nada tem a OBRIGAÇÃO de sair da maneira que sonhamos. O mais importante é acontecer, não é? Como aconteceu sempre acaba sendo mais um detalhe.
O que eu estou tentando dizer é: a espera de que as coisas aconteçam da maneira "certa" nada mais é do que uma preocupação desnecessária, um medo bobo, como aquele do homem do saco que a gente tem quando criança. Não sei se o que vou dizer tem alguma ligação com "destino" (talvez eu nem acredite nele), mas por mais que você planeje, por mais que você se empenhe para as coisas saírem do seu jeito, elas só vão sair se realmente tiverem que sair, entende? Tudo pode dar errado na última hora, tudo pode dar errado NA HORA!
A vida é irônica demais para esses medos que podem ser descartados. Há pessoas que planejam uma viagem a vida inteira e no dia de realizar o sonho o avião caí. Ou então, ganham na loteria e um dia depois são assassinadas. Um exemplo mais leve: às vezes te liberam para o cafézinho e na única chance que você tem de sair para fumar existe uma placa te proibindo disso.
Irônica, engraçada, filhadaputa, chamem do que quiser, mas a verdade é essa. Seus planos nem sempre dependem SÓ de você, a vida brinca com a gente sem dó. Então, por quê levar ela tão a sério? Por quê levar tão a sério essa vontade de realizar as coisas como você tanto quis, adiando planos porque algo não saiu como você pensou que sairia, isso nada mais é do que fugir da vida e isto a gente finge que faz, mas ninguém é capaz de fugir dela, certo?
Um conselho que eu posso dar (se conselho fosse bom se vendia, como dizem): Planeje sim, você tem todo o direito, sonhe acordado, dormindo, tanto faz. Deseje que as coisas saíam como você quer. Não há nada de mau nisso, nada de ruim. Só não adie a vida caso alguma coisa ou algum detalhe mude.
Quem sabe se em algum lugar deste universo imenso já estava marcado para ser assim? Algumas coisas podem não fazer sentido no momento, mas é só no momento. Às vezes algo dá muito errado e no fim, fica tudo certo. Acabamos enxergando que era necessário dar tudo errado para no final dar tudo certo, ser tudo lindo e ainda mais lindo do que sonhamos!
É como alguém escrevendo um texto enorme, cheio de erros ortográficos e de pontuação (assim como eu), mas que no último ponto final foi tão lindo, que a gente esquece dos erros e termina bem e feliz.
Thays Gomes

2 comentários:

  1. Lindo texto, e eu acho que as pessoas deveriam perceber isso nem tudo pode dar certo e arriscar mais e não ficar só pensando que vai dar errado e lamentar por que esse é o lado mais facil

    ResponderExcluir
  2. Muito bem pensado. Acho que pela expectativa de algo dar certo, que acaba fazendo com que saia "errado". Mas no final das contas os fins vão justificar os meios.

    ResponderExcluir